C0762 | Auditor Interno da Qualidade (40 horas)

Dotar os participantes com as bases técnico-práticas necessárias para a realização de Auditorias da Qualidade, no seio das suas empresas, de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2015 e segundo as linhas de orientação preconizadas na norma ISO 19011:2018

competências a adquirir

  • Compreender os conceitos e os princípios de gestão da qualidade e identificar e interpretar os requisitos da norma ISO 9001:2015;
  • Planear e conduzir as atividades inerentes a auditorias internas ao sistema de gestão da qualidade, de acordo com as orientações da norma ISO 19011:2018;
  • Elaborar relatórios de auditorias, objetivos e eficazes;
  • Conhecer as orientações para avaliar a eficácia de um sistema de gestão da qualidade

Itinerário formativo

Módulo I – O Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2015

  • Conceitos e terminologia; Princípios da gestão da qualidade;
  • Ferramentas da qualidade;
  • Abordagem por processos e ciclo da melhoria contínua;
  • Pensamento baseado no risco;
  • Metodologia de resolução de problema;
  • Requisitos normativos, legais e regulamentares.

Módulo II – Os requisitos da norma ISO 9001:2015

  • Estrutura e conteúdo da norma;
  • Termos e definições;
  • Interpretação contextualizada dos requisitos da norma:
    • Contexto da organização, Liderança, Planeamento, Suporte, Operacionalização, Avaliação do desempenho, Melhoria

Módulo III – Auditorias da Qualidade segundo a norma ISO 19011:2019

  • Estrutura e conteúdo da norma; Termos e definições;
  • Diferentes tipos de auditorias;
  • Classificação das constatações;
  • Metodologias de gestão e condução de auditorias;
  • Preparação do plano e lista de comprovação;
  • Execução da auditoria (reunião de abertura / auditoria / reunião de encerramento);
  • Elaboração do relatório de auditoria;
  • Análise das auditorias e atividades de seguimento.

Módulo IV – Aspetos comportamentais

  • Atributos comportamentais para a realização de auditorias;
  • Relação auditor-auditado.

 

•   FORMULÁRIO DE CONTACTO   •