C0412 | Ultrapassar Conflitos e Negociar Soluções (18 horas)

A gestão de conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a  organização constitui um desafio para qualquer gestor.

Este curso terá uma abordagem dinâmica que permitirá aos participantes adquirirem recursos metodologicos e relacionais potentes para facilitarem a resolução de conflitos através de: instrumentos de autodiagnóstico para sustentar um plano de desenvolvimento pessoal.

competências a adquirir

  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas
  • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial
  • Conduzir a negociação para uma solução conjunta de conflito
  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Itinerário formativo

1. Analisar a dinâmica relacional em situações de conflito

  • Os tipos de conflito nas organizações: conflitos de crenças e de recursos escassos;
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos;
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito;
  • As relações de força: atitudes de ataque e de defesa

2. Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos?
  • Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage;
  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

3. Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções;
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos;
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

4. Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos.
  • Escolher entre negociar ou não negociar;
  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva;
  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação;
  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

5. Atuar nas várias fases de negociação

 

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