C0411 | Assertividade e Empatia nas Relações Interpessoais (16 horas)

Saber afirmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competências chave para o sucesso profissional.

O curso Assertividade e Empatia nas Relações Interpessoais gera condições práticas para uma mudança de atitude na forma de se relacionar e comunicar com os outros.

Nesta formação, os participantes são encorajados a trabalhar sobre condições reais nas quais pretendem melhorar a sua assertividade.

Este curso permite-lhe afirmar-se em todos os contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação Ineficazes.

competências a adquirir

  • Melhorar as suas técnicas de comunicação e criar maior empatia nas relações interpessoais;
  • Afirmar-se tranquilamente nas relações face a face;
  • Refrear as suas atitudes ineficazes de comunicação;
  • Lidar com os outros estabelecendo um relacionamento mais justo e confiável;
  • Melhorar a sua autoconfiança; adotar uma atitude assertiva e construtiva face às críticas.

Itinerário formativo

  1. Saber identificar o seu perfil assertivo nas relações profissionais e extraprofissionais
    • Conhecer o seu modo habitual de relacionamento interpessoal
    • Caracterizar as atitudes de passividade, agressividade e manipulação e o seu impacto o relacionamento interpessoal
    • Definir o que significa ‘’ser assertivo’’
    • Respeitar e fazer-se respeitar: os direitos assertivos
    • Identificar as situações em que para si a assertividade é necessária.
  2. Desenvolver uma postura assertiva
    • Neutralizar os pensamentos negativos ou bloqueadores: utilizar uma linguagem positiva
    • Desenvolver a autoconfiança e o autodomínio
    • Selecionar os comportamentos que lhe permitem: agir face à passividade, descativar a agressividade.
    • Identificar e desarmar a manipulação.
  3. Treinar-se na utilização das principais técnicas de desenvolvimento da atitude assertiva
    • Saber escutar
    • Saber dizer ‘’não’’ com assertividade, preservando a relação
    • Saber formular pedidos de forma construtiva
    • Dar e receber feedback
    • Formular críticas construtivas: o método ‘’DESC’’ de Bower para lidar com situações difíceis.
  4. Criar compromissos realistas em caso de desacordo
    • Estabelecer relacionamentos baseados na clareza e na transparência
    • Tratar os mal entendidos
    • Estimular a colaboração interpessoal e a cooperação nas equipas
    • Adotar um comportamento ganhar-ganhar e obter consensos.
  5. Elaborar um plano de ação pessoal adequado
    • Identificar e definir objetivos de melhoria da sua assertividade
    • Desenhar um plano de ações exequível e motivador.
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