C0310 | Gestão de Desempenho nas Organizações - Avaliar para Desenvolver (21 horas)

Gerir o desempenho é avaliar permanentemente o sucesso da implementação da estratégia, metodologias e processos individuais e organizacionais, o desenvolvimento das competências individuais e organizacionais, o estágio de evolução do conhecimento, dos processos e da satisfação dos clientes (internos e externos) e stakeholders.

Os sistemas de gestão de desempenho têm de integrar num mesmo sistema a emoção da natureza humana e a racionalidade da medição. Esta integração constitui um dos paradigmas atuais da gestão no século XXI, que pergunta como garantir a competitividade das empresas na era do conhecimento.

As empresas necessitam desenvolver uma cultura de performance consistente onde valores, procedimentos e princípios, e que promova a excelência da gestão e o crescimento do negócio.

 

competências a adquirir

  • Identificar e conceber o seu próprio sistema e avaliação de desempenho, adequado à sua própria realidade e especificidade
  • Conceber um modelo de gestão de competências
  • Elaborar os seus perfis de competências, as fases do processo e as responsabilidades relativas a cada fase
  • Elaborar os instrumentos de registo necessários
  • Definir prioridades, ponderações, escalas e as implicações da implementação do Sistema, em termos de Gestão.

 

Itinerário formativo

  1. Definição da Avaliação de Desempenho
  2.  Enquadramento histórico – evolução
    • Modelos tradicionais; Escalas; Benefícios
    • Constrangimentos.
  3. As novas abordagens conceptuais
    • Os pressupostos de base – a nova visão
    • Benefícios
    • Constrangimentos
    • Objetivos
    • Erros.
  4. Responsabilidade
    • Decisão – o envolvimento de todos; Avaliação; Processo.
  5. O processo
    • Objetivos
    • Critérios de avaliação
    • Definição das competências.
  6. Modelo misto
    • Objetivos
    • Gestão por objetivos.
  7. Estruturação de modelos
  8. A ficha de avaliação
  9. Entrevista
    • Resultados
    • Tratamento
    • Normalização
    • Comunicação
    • Validação.
  10. Consequências

 

•   FORMULÁRIO DE CONTACTO   •