C0208 | Coaching – O Líder Coach (21 horas)

O líder moderno é aquele que age e não o que reage.

Os líderes trabalham para conseguir participação e empenho, para promover a diversidade e encontrar o consenso.

Os líderes têm de ajudar os outros a adquirir novas competências e a mudarem o seu comportamento.

O líder é, assim, um Coach que tem de estar atento ao desenvolvimento da sua equipa.

 

competências a adquirir

  • Compreender a importância do autoconhecimento como a essência para a otimização dos comportamentos de liderança;
  • Identificar os estilos/atitudes de comunicação;
  • Identificar e compreender os fatores de coesão, motivação e desmotivação, eficácia e eficiência no quadro do funcionamento das equipas;
  • Identificar a importância da aplicação da aplicação efetiva das ferramentas de motivação, com base concetual, enquanto ferramenta organizacional e de liderança;
  • Refletir sobre como ser um Coach – Líder FACE;
  • Conhecer os fatores-chave, papeis e características de uma equipa de sucesso – na tangibilidade ao desempenho do Líder.

Itinerário formativo

  1. Liderança
    • Os princípios da liderança
    • O papel do Líder em contexto de mudança
    • A Liderança Situacional (Blanchard) – Auto avaliação do estilo de liderança
    • O Líder FACE/Coach – o líder que comunica, motiva, delega, acompanha e avalia.
  2. Comunicação
    • Atitudes de Comunicação
    • O processo de relacionamento e comunicação interpessoal – feedback.
  3.  Motivação
    • Estratégias motivacionais
    • Estimulação da ciatividade
    • Empowerment
    • Reconhecimento verbal
    • Recompensas lúdicas
    • Facilitar a motivação e a participação: Escutar, envolver e responsabilizar.
  4. Delegação
    • Definição e conceito
    • Impactos.
  5.  Acompanhamento
    • Ferramentas de acompanhamento
    • Coaching
    • Diagnóstico da equipa.
  6.  Avaliação
    • Avaliação formal e informal
    • Autoavaliação do Líder e Up-Ward – Feedback.

Nota: Em cada uma destas dimensões existirão instrumentos de autodiagnóstico (a realizar em sala ou em documento de apoio).

 

•   FORMULÁRIO DE CONTACTO   •