• C0103 | Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT - Preparar a Certificação (16 horas)

    Ser uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, significa que os procedimentos e práticas da entidade estão de acordo com o referencial de qualidade específico para a formação, tendo por base a Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro, que  regula o sistema de certificação de entidades formadoras, e que revogou o sistema de acreditação de entidades formadoras.

    Recentemente, esta Portaria foi republicada pela Portaria nº 208/2013 de 26 junho, que alterou e o regime jurídico da certificação de entidades formadoras.

    A conceção deste curso tem como base ser um auxiliar dos profissionais que operam, ou visam operar, nesta área, permitindo o cruzamento da teoria/legislação com a prática, e onde serão abordadas dicas úteis e fundamentais para obtenção da certificação pela DGERT e manutenção do estatuto de entidade certificada.

     

    competências a adquirir

    • Identificar os cuidados a ter na certificação de uma entidade formadora pela DGERT.
    • Elaborar processos de candidatura à certificação pela DGERT.
    • Efetuar auditorias a entidades formadoras certificadas pela DGERT.

     

    Itinerário formativo

    • O que é a certificação de uma entidade formadora?
    • Vantagens e objetivos da certificação.
    • Deveres das entidades certificadas.
    • Divulgação da certificação.
    • Legislação de enquadramento.
    • Taxa aplicadas: certificação e auditorias.
    • Certificação inicial e manutenção.
    • Certificação por áreas de formação.
    • Alargamento das áreas de intervenção.
    • Requisitos da certificação.
    • Os requisitos prévios.

    Os requisitos do referencial de qualidade:

    1. Requisitos de estrutura e organização interna.

    Recursos humanos

    Espaços e equipamentos

    2. Requisitos de processo no desenvolvimento da formação.

    Planificação e gestão da formação

    Conceção e desenvolvimento

    Regras de funcionamento

    Organização de dossiers técnico-pedagógicos

    Contratos de formação

    Tratamento de reclamações

     

    3. Requisitos de resultados e melhoria contínua.

    Análise de resultados

    Acompanhamento pós-formação

    Melhoria contínua.

    4. Principais cuidados a ter

    5. Peças estratégicas – análise de conteúdo.

    Balanço de actividades

    Plano de actividades 

    Plano de formação

    Manual de Qualidade

    Regras de funcionamento

     

    •   FORMULÁRIO DE CONTACTO   •
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