C0102 | Gestão e Coordenação da Formação (60 horas) 

Esta pós-graduação  permite, não só conhecer e aprender o ciclo formativo, mas ter uma visão completa e prática de todas as fases do processo formativo, destacando-se a aposta na capacidade de criar ferramentas e saber como o fazer de futuro.

Frequentemente fala-se em como formar, mas raramente se fala sobre o que formar e quem formar. Na verdade, antes de se iniciar um itinerário de formação, é necessário identificar as competências a desenvolver, conceber os meios, definir metodologias e procedimentos, entre outros. Estas tarefas são muitas vezes negligenciadas por aqueles que trabalham a formação de forma padronizada e não personalizada ou à medida.

A formação profissional surge como um dos instrumentos críticos e indispensáveis para o desenvolvimento e qualificação de pessoas e organizações. Desta forma, permite-se a correção de desequilíbrios existentes e a antecipação de transformações pretendidas, atuando a formação como agente de mudança, sendo o papel do gestor e coordenador de formação fundamental neste processo.

O objetivo mais elevado da formação consiste em proporcionar aos participantes uma preparação adequada ao desempenho ótimo das suas funções, e é da responsabilidade destes profissionais garantir a qualidade da formação e o respetivo impacto da mesma. Por outro lado, estes técnicos têm ainda que garantir que a formação proporciona às organizações o desenvolvimento e qualificação do seu capital humano, contribuindo para a criação de condições favoráveis à mudança de comportamentos e atitudes dos colaboradores.                                           

Aumente a sua empregabilidade !

 

Competências a adquirir

  • Planear, acompanhar e avaliar ações de formação.
  • Efetuar um diagnóstico empresarial e elaborar o respetivo plano de formação.
  • Certificar uma entidade formadora.
  • Elaborar candidaturas a fundos comunitários de planos de formação.

 

Itinerário formativo

Módulo I. Competências e capacidades do gestor e do coordenador da formação

  • Perfil do gestor e do coordenador de formação
  • A linguagem específica da área: principais conceitos
  • O atual cenário e as entidades oficiais
  • Candidaturas e a sua formalização
  • Enquadramento legal
  • Plataformas oficiais: SIGO, SIIFSE, NetForce, outras
  • Marketing na formação.

Modulo II. Ciclo formativo: metodologias e instrumentos Diagnóstico de necessidades da formação – estudos inter e intraempresarial

  • Planeamento da formação
  • Conceção da formação
  • Organização e promoção da formação
  • Desenvolvimento e execução da formação
  • Avaliação da formação.

Módulo III. Plano de formação na empresa

  • Principais elementos segundo a norma da qualidade e o código do trabalho
  • Estudo de caso.

Módulo IV. Certificação de entidades formadoras

  • Definição de certificação
  • Vantagens e objetivos da certificação
  • Deveres da entidade certificada
  • Divulgação da certificação
  • Legislação de enquadramento e taxas
  • Certificação inicial e manutenção da certificação
  • As áreas de formação e a certificação
  • Requisitos da certificação
  • Requisitos de estrutura e organização interna
  • Requisitos de processo no desenvolvimento da formação
  • Requisitos de resultados e melhoria contínua
  • As principais evidências e sua constituição: dossier técnico-pedagógico, manual de qualidade e plano de intervenção
  • Regulamento de funcionamento
  • Livro de reclamações
  • Balanço de atividades
  • Plataforma DGERT.

     

    •   FORMULÁRIO DE CONTACTO   •