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C0103 | Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT - Preparar a Certificação (16 horas)
Ser uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, significa que os procedimentos e práticas da entidade estão de acordo com o referencial de qualidade específico para a formação, tendo por base a Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro, que regula o sistema de certificação de entidades formadoras, e que revogou o sistema de acreditação de entidades formadoras.
Recentemente, esta Portaria foi republicada pela Portaria nº 208/2013 de 26 junho, que alterou e o regime jurídico da certificação de entidades formadoras.
A conceção deste curso tem como base ser um auxiliar dos profissionais que operam, ou visam operar, nesta área, permitindo o cruzamento da teoria/legislação com a prática, e onde serão abordadas dicas úteis e fundamentais para obtenção da certificação pela DGERT e manutenção do estatuto de entidade certificada.
competências a adquirir
- Identificar os cuidados a ter na certificação de uma entidade formadora pela DGERT.
- Elaborar processos de candidatura à certificação pela DGERT.
- Efetuar auditorias a entidades formadoras certificadas pela DGERT.
Itinerário formativo
- O que é a certificação de uma entidade formadora?
- Vantagens e objetivos da certificação.
- Deveres das entidades certificadas.
- Divulgação da certificação.
- Legislação de enquadramento.
- Taxa aplicadas: certificação e auditorias.
- Certificação inicial e manutenção.
- Certificação por áreas de formação.
- Alargamento das áreas de intervenção.
- Requisitos da certificação.
- Os requisitos prévios.
Os requisitos do referencial de qualidade:
1. Requisitos de estrutura e organização interna.
Recursos humanos
Espaços e equipamentos
2. Requisitos de processo no desenvolvimento da formação.
Planificação e gestão da formação
Conceção e desenvolvimento
Regras de funcionamento
Organização de dossiers técnico-pedagógicos
Contratos de formação
Tratamento de reclamações
3. Requisitos de resultados e melhoria contínua.
Análise de resultados
Acompanhamento pós-formação
Melhoria contínua.
4. Principais cuidados a ter
5. Peças estratégicas – análise de conteúdo.
Balanço de actividades
Plano de actividades
Plano de formação
Manual de Qualidade
Regras de funcionamento
• FORMULÁRIO DE CONTACTO •