C0102 | Gestão e Coordenação da Formação (60 horas)
Esta pós-graduação permite, não só conhecer e aprender o ciclo formativo, mas ter uma visão completa e prática de todas as fases do processo formativo, destacando-se a aposta na capacidade de criar ferramentas e saber como o fazer de futuro.
Frequentemente fala-se em como formar, mas raramente se fala sobre o que formar e quem formar. Na verdade, antes de se iniciar um itinerário de formação, é necessário identificar as competências a desenvolver, conceber os meios, definir metodologias e procedimentos, entre outros. Estas tarefas são muitas vezes negligenciadas por aqueles que trabalham a formação de forma padronizada e não personalizada ou à medida.
A formação profissional surge como um dos instrumentos críticos e indispensáveis para o desenvolvimento e qualificação de pessoas e organizações. Desta forma, permite-se a correção de desequilíbrios existentes e a antecipação de transformações pretendidas, atuando a formação como agente de mudança, sendo o papel do gestor e coordenador de formação fundamental neste processo.
O objetivo mais elevado da formação consiste em proporcionar aos participantes uma preparação adequada ao desempenho ótimo das suas funções, e é da responsabilidade destes profissionais garantir a qualidade da formação e o respetivo impacto da mesma. Por outro lado, estes técnicos têm ainda que garantir que a formação proporciona às organizações o desenvolvimento e qualificação do seu capital humano, contribuindo para a criação de condições favoráveis à mudança de comportamentos e atitudes dos colaboradores.
Aumente a sua empregabilidade !
Competências a adquirir
Itinerário formativo Módulo I. Competências e capacidades do gestor e do coordenador da formação
|
Modulo II. Ciclo formativo: metodologias e instrumentos Diagnóstico de necessidades da formação – estudos inter e intraempresarial
- Planeamento da formação
- Conceção da formação
- Organização e promoção da formação
- Desenvolvimento e execução da formação
- Avaliação da formação.
Módulo III. Plano de formação na empresa
- Principais elementos segundo a norma da qualidade e o código do trabalho
- Estudo de caso.
Módulo IV. Certificação de entidades formadoras
- Definição de certificação
- Vantagens e objetivos da certificação
- Deveres da entidade certificada
- Divulgação da certificação
- Legislação de enquadramento e taxas
- Certificação inicial e manutenção da certificação
- As áreas de formação e a certificação
- Requisitos da certificação
- Requisitos de estrutura e organização interna
- Requisitos de processo no desenvolvimento da formação
- Requisitos de resultados e melhoria contínua
- As principais evidências e sua constituição: dossier técnico-pedagógico, manual de qualidade e plano de intervenção
- Regulamento de funcionamento
- Livro de reclamações
- Balanço de atividades
- Plataforma DGERT.
• FORMULÁRIO DE CONTACTO •