C0933 | Estratégias, Direção e Organização das Compras (18 horas)

Será que está a refletir na estratégia de comprar os objetivos do negócio e a ter em consideração a complexidade e os riscos das diferentes categorias de compra?

Este curso permite-lhe adquirir competências críticas para definir estratégias de sucesso e especificas para a gestão das diferentes categorias de compra, reduzindo os custos totais de compra e o riscos de fornecimento elevando significativamente a sua organização para níveis competitivos superiores à sua concorrência.

competências a adquirir

  • Alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • Definir abordagens e iniciativas de sucesso específicas para cada categoria de compras, reduzindo riscos e custos de forma substancial;
  • Estabelecer plataformas de colaboração com os fornecedores e maximizar valor para organização e seus clientes;
  • Definir uma organização em coerência com as boas práticas da função compras, maximizando o benefício económico com as compras;
  • Gerir com eficácia um serviço de compras através de indicadores de gestão pertinentes e melhorar o seu desempenho continuamente.

Itinerário formativo

1. Compreender a relevância e impacto da função compras na empresa:

  • Inscrevê-la num contexto de economia colaborativa
  • Posicionar os objetivos da função numa lógica de criação de valor
  • Discernir os múltiplos eixos de gestão de que dispõe a Direção de Compras
  • Caraterizar as missões fundamentais.

2. Alinhar a função com as orientações políticas e estratégicas da empresa:

  • Propor uma política de compras adaptada
  • Impulsionar e coordenar a abordagem estratégica e operacional das equipas
  • A otimização dos custos
  • Avaliação e acompanhamento de fornecedores

3. Dominar as técnicas de elaboração das estratégias de compras e a análise da criticidade:

  • Os pontos-chave de uma abordagem de marketing de compras
  • A vulnerabilidade no aprovisionamento
  • A matriz da criticidade
  • As consequências na estratégia de compras
  • Estratégias e táticas: da reflexão à ação
  • Coordenar a utilização dos instrumentos de avaliação de risco
  • Sintetizar e definir prioridades sobre os eixos estratégicos por tipo de compra
  • Os contratos. As garantias
  • Planear e repartir as ações operacionais das equipas.

4. Organizar a função tendo em conta as especificidades da empresa:

  • Descrever as estruturas-tipo e definir os pontos-chave da sua organização
  • Posicionar-se em relação à gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management)
  • Conceber uma organização mista e evolutiva que permita o trabalho por projetos
  • Fazer benchmarking: dados estatísticos, rácios e indicadores
  • Elaborar uma metodologia de diagnóstico.

5. Posicionar-se face às evoluções do e-procurement:

  • Definir o perímetro: e-purchasing e e-aprovisionamento
  • A integração do sistema de informação de compras
  • Securizar a e-relação: a desmaterialização dos documentos, a assinatura eletrónica

6. Coordenar a função compras:

  • Organização da função compras
  • Fixar os objetivos e medir a performance em compras
  • Saber liderar uma equipa de compradores. Responsabilizar e fazer progredir
  • Introduzir um quadro de indicadores estratégicos e obter a adesão de todos

 

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