C0830 | Lean Management (21 horas)

O Lean Management é uma filosofia de gestão aplicável a qualquer tipo de processo, de bens ou serviços, que têm como principal objetivo aumentar a satisfação do cliente, através da criação de valor e da simultânea eliminação dos desperdícios nos processos e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva.

O Lean Management desenvolve uma cultura que visa incrementar o empowerment de cada colaborador, envolvendo-o ativamente no esforço de melhoria da organização, promovendo uma cada vez maior transversalidade nos processos, por oposição à tradicional verticalidade organizacional.

Este curso permite-lhe dominar a filosofia Lean para que a possa implementar a sua organização.

competências a adquirir

  • Aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização
  • Lançar um projeto interno de transformação
  • Dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor lidarem com a mudança

Itinerário formativo

1. Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean Management:

  • O seu impacto na competitividade empresarial
  • As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso
  • Atividades de valor acrescentado e desperdício
  • As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios
  • Lean nos Serviços
  • As vantagens da implementação do Lean
  • Lean ou Kaizen?
  • A implementação em 6 passos e a busca pelo processo ótimo.

2. Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen:

  • Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo: criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade;
  • conhecer as diferentes etapas da sua aplicação
  • A gestão visual/Visual Factory.
  • Poka-yoke: prevenção, deteção e correção
  • Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança
  • TPM e a Manutenção Autónoma – sua aplicação na indústria e serviços.

3. Mapear a cadeia de valor – o VSM, Value Stream Mapping:

  • Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado atual
  • Decompor o processo em atividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício
  • Definição do estado futuro e a sua implementação.

4. Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente:

  • Definição de problema e os vários tipos de problema
  • O ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema
  • Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.

5. Realizar um evento Kaizen:

  • Caracterizar o Kaizen e a sua prática
  • Abordagens complementares: Wokshops de melhoria e KVP2
  • Caso prático: realização de uma demonstração de um evento Kaizen.

6. Avaliar a evolução:

  • Métricas: Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade
  • O ‘’novo processo’’ é um bom processo?
  • Quantificar o novo processo: comparação com o processo ‘’antigo’’
  • Consolidar o novo processo
  • Descobrir novas oportunidades de melhoria/Kaizen.

 

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