C0830 | Lean Management (21 horas)
O Lean Management é uma filosofia de gestão aplicável a qualquer tipo de processo, de bens ou serviços, que têm como principal objetivo aumentar a satisfação do cliente, através da criação de valor e da simultânea eliminação dos desperdícios nos processos e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva.
O Lean Management desenvolve uma cultura que visa incrementar o empowerment de cada colaborador, envolvendo-o ativamente no esforço de melhoria da organização, promovendo uma cada vez maior transversalidade nos processos, por oposição à tradicional verticalidade organizacional.
Este curso permite-lhe dominar a filosofia Lean para que a possa implementar a sua organização.
competências a adquirir
- Aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização
- Lançar um projeto interno de transformação
- Dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor lidarem com a mudança
Itinerário formativo 1. Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean Management:
2. Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen:
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3. Mapear a cadeia de valor – o VSM, Value Stream Mapping:
- Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado atual
- Decompor o processo em atividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício
- Definição do estado futuro e a sua implementação.
4. Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente:
- Definição de problema e os vários tipos de problema
- O ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema
- Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.
5. Realizar um evento Kaizen:
- Caracterizar o Kaizen e a sua prática
- Abordagens complementares: Wokshops de melhoria e KVP2
- Caso prático: realização de uma demonstração de um evento Kaizen.
6. Avaliar a evolução:
- Métricas: Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade
- O ‘’novo processo’’ é um bom processo?
- Quantificar o novo processo: comparação com o processo ‘’antigo’’
- Consolidar o novo processo
- Descobrir novas oportunidades de melhoria/Kaizen.
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